Destaque da Semana

A Biblioteca da Escola Viva destaca as obras da semana:
.
Conto de escola
.
Uma pequena história e um autêntico tesouro do maior escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis. Publicado originalmente no volume 'Várias histórias', de 1896, 'Conto de Escola' revela situações vividas pelo próprio Machado durante seu aprendizado escolar. Pilar é um garoto que se torna mestre em 'cabular' aulas. Certa manhã, o rapaz resolve variar um pouco e comparece à aula, onde recebe um desafio do colega de classe Raimundo, tudo sussurrado para que o professor nada perceba. Assim começam as reviravoltas dessa história, que recebeu ilustrações de Nelson Cruz.
.
Autor: ASSIS, Machado de
Editora: Cosac & Naify
.
Poesia numa hora dessas?!
.
Ao longo de vinte anos, o acervo pessoal de Luis Fernando Verissimo guardava algumas preciosidades - poemas, tiras e desenhos publicados em jornais e revistas com o curioso título de Poesia numa hora dessas?! Este livro reúne os melhores momentos da série em que Verissimo, com seu olhar arguto, sarcástico e irônico - sem perder a graça e a ternura jamais -, traduz em lirismo e humor o nosso dia-a-dia. Da reencarnação à morte, passando por tipos singulares de nosso cotidiano como O faz-nada - uma exaltação ao vagabundo - nada escapa à pena ou ao computador de Verissimo, conectado de forma tão intensa à nossa existência como seres humanos.
.
Autor: VERISSIMO, Luis Fernando
Editora: Objetiva
.
Boa companhia: poesia
.
Boa Companhia: Poesia reúne autores de diversas gerações e tendências - Dora Ferreira da Silva; Ferreira Gullar; Armando Freitas Filho; Francisco Alvim o Zuca Sardan; Chacal; Nicolas Behr; Roberto Marinho de Azevedo; Arnaldo Antunes; Josely Vianna Baptista; Alice Ruiz; Bruno Zeni; Lélia Coelho Frota; Antonio Fernando de Franceschi; Eucanaã Ferraz; José Almino , com o objetivo de abarcar a grande variedade de vozes da atual poesia brasileira. Dezesseis poetas contemporâneos comparecem com textos inéditos, que refletem inquietações pessoais, dão contornos às incongruências da nossa sociedade e respondem aos desafios do tempo. A pluralidade de caminhos da nossa produção poética atual denota vitalidade artística. Os poemas reunidos nesta coletânea vão do coloquialismo ao apuro formal, do haicai à poesia em prosa, da contenção da poesia visual às formas mais expressivas do verso tradicional.
.
Autor: Vários autores
Editora: Companhia das Letras
.
A língua de Eulália
.
Nossa tradição educacional sempre negou a existência de uma pluralidade de normas lingüísticas dentro do universo da língua portuguesa; a própria escola não reconhece que a norma padrão culta é apenas uma das muitas variedades possíveis no uso do português e rejeita de forma intolerante qualquer manifestação lingüística diferente, tratando muitas vezes os alunos como 'deficientes lingüísticos'. Marcos Bagno argumenta que falar diferente não é falar errado e o que pode parecer erro no português não-padrão tem uma explicação lógica, científica (lingüística, histórica, sociológica, psicológica). Para explicar essa problemática, o autor reúne então em A Língua de Eulália as universitárias Vera, Sílvia e a esperta Emília, que vão passar as férias na chácara da professora Irene. Sempre muito dedicada, Irene se reúne todos os dias com as três professoras do curso primário, transformando suas férias numa espécie de atualização pedagógica, em que as 'alunas' reciclam seus conhecimentos lingüísticos.
.
Autor: BAGNO, Marcos
Editora: Contexta
.
Dicionário de termos e expressões da música
.
De 'A', abreviatura de contralto, a 'zydeco', gênero musical vindo da Lousiana, Estados Unidos - passando por 'acid house', 'al-jawza', 'dodecafonismo', 'kulintang', 'pichettato', 'wah-wah', 'zaporojtzi', 'zé-pereira' e um sem-número de outras expressões - o leitor encontrará neste volume mais de 10 mil verbetes cuidadosamente selecionados, extraídos tanto do universo da música erudita como das tradições populares de diversos países e etnias, incluindo os termos específicos mais utilizados em vários idiomas.
.
Autor: DOURADO, Henrique Autran
Editora: Editora 34

Nenhum comentário: