Novas Aquisições

A Biblioteca da Escola Viva fez novas aquisições para o mês de agosto:
.
  • O PÁSSARO DO LIMO VERDE
.
Pelas mãos do autor, os Irmãos Grimm deram um gostoso e enriquecedor passeio pelo universo do teatro e da cultura brasileira: mamulengos, cordéis e circos mambembes da vida.
É bem verdade que antes de Nazareth incorporar este belíssimo O pássaro do limo verde a seu vasto e premiado currículo, a obra dos Grimm, como muitos outros clássicos, já tinha sido devidamente deglutida e revirada pelo folclore brasileiro. Mas Nazareth achou sua fórmula particular de encantamento, apresentando ao público um espetáculo irrepreensível, abarrotado de beleza e alegria onde mistura, com sabedoria e precisão, múltiplas linguagens e elementos cênicos.
.
Autor: Nazareth, Carlos Augusto
Editora: EDC
.
  • RETRATO DA ARTE MODERNA: UM HISTÓRIA NO BRASIL E NO MUNDO OCIDENTAL
.
Neste livro, a arte do Brasil é analisada juntamente com a arte dos outros países ocidentais. Cada capítulo estuda um período definido da evolução da arte moderna situando os movimentos artísticos no contexto histórico e estabelecendo as ligações entre esses movimentos e os principais acontecimentos da época. Para cada movimento estudado são apresentados exercícios interativos para pensar e fazer arte, utilizando as reproduções das obras que ilustram o livro. Todas as obras de arte citadas nos exercícios pertencem a museus brasileiros para que o leitor tenha a oportunidade de apreciá-las também ao vivo.
.
Autor: Canton, Katia
Editora: Martins Fontes
.
  • AS PALAVRAS E AS COISAS
.
As ciências humanas são mais do que um saber: elas são uma prática, elas são instituições.
Michel Foucault, ao analisar a gênese e a filosofia das ciências, mostra como é recente o aparecimento do "homem" na história do nosso saber.
Estuda a mudança interior de nossa cultura, do século XVIII ao século XIX, através da gramática geral, que se tornou filologia; da análise das riquesas, que se tornou biologia. Nós o acompanhamos num subsolo onde ele, como arqueólogo do pensamento, nos mostra aquilo que faz com que as ciências humanas, hoje, se tornem possíveis.
.
Autor: Foucault, Michel
Editora: Martins Fontes
.
  • O PRESIDENTE NEGRO
.
O presidente negro é o único romance adulto de Monteiro Lobato. Embora ainda não tivesse pisado em terras norte-americanas quando escreveu esse livro, Lobato ambienta sua história futurista nas terras de Henry Ford. Em 1926 o autor publicou o romance com o título O choque e, duas décadas depois, mudou o nome para O presidente negro. A obra aborda temas como a segregação entre brancos e negros, aculturação, feminismo e ainda profetiza o surgimento de uma rede pela qual as pessoas se comunicariam e trabalhariam à distância. Através das lentes do porviroscópio, aparelho capaz de prever o futuro, Lobato leva os leitores para 2228, ano em que o personagem Jim Roy concorre à presidência dos Estados Unidos.
.
Autor: Lobato, Monteiro
Editora: Globo

Nenhum comentário: