Novas Aquisições

A Biblioteca da Escola Viva fez novas aquisições para o mês de agosto:
.
  • MELHORES POEMAS DE MACHADO DE ASSIS
.
Desde a sua estréia, com as Crisálidas (1864), em pleno período romântico, o jovem poeta falava de amor, mas sem a ingenuidade, o atropelo e o calor da escola, de suas preocupações com problemas sociais e com a missão do poeta em meio ao desconcerto do mundo. As Falenas (1870), indicam o cansaço do autor com o romantismo e a busca de novos caminhos, a preocupação com a linguagem, a metrificação, as rimas, a forma, que se tornaria mais visível ainda nas Americanas (1875). Este livro é uma adesão tardia ao indianismo. Sem publicar livro de poemas durante um quarto de século, Machado retorna às estantes com o volume das Poesias Completas (1901). A omissão foi resgatada por outros poemas, como A derradeira injúria e o soneto A Carolina.
.
Autor: Assis, Machado
Editora: Global
.
  • O GRANDE MENTECAPTO: RELATO DAS AVENTURAS E DESVENTURAS DE VIRAMUNDO E DE SUAS INENARRÁVEIS PEREGRINAÇÕES
.
Fernando Sabino começou a escrever este livro em 1946, aos 23 anos, como uma distração para a obsessão literária que então o sufocava. Dez anos mais tarde, preocupações de outra ordem levaram-no a escrever o romance O encontro marcado, que tanto sucesso alcançou, com sucessivas edições até os dias de hoje - além das crônicas, contos e novelas com que conquistou seu numeroso público desde então. Um dia, já em 1979, remexendo velhos papéis, encontrou algumas folhas amareladas pelo tempo, com o princípio da história do grande mentecapto Viramundo. Como um desafio, decidiu retomá-la e, em 18 dias de trabalho contínuo e ininterrupto noite adentro, deu por terminado o romance iniciado 33 anos antes. A sua impressão é a de que teve o livro dentro de si durante todo esse tempo, ansiando por sair. O certo é que nele reencontrou a sua vocação de romancista. Tamanho esforço redundou numa obra a um tempo hilariante e dramática, cuja ação, circunscrita a Minas Gerais, adquire uma dimensão universal, remontando às origens franco-ibéricas do romance picaresco medieval.
.
Autor: Sabino, Fernando
Editora: Record
.
  • O IMAGINÁRIO COTIDIANO
.
As histórias que compõem o presente volume foram escritas para a seção cotidiano. São textos ficcionais baseados em notícias do jornal Folha de São Paulo, publicados desde 1993.
.
Autor: Scliar, Moacyr
Editora: Global
.
  • FANTOCHES E OUTROS CONTOS
.
Reconhecido como um dos clássicos brasileiros do século XX, Erico Verissimo estreou na literatura em 1932 com o volume de contos Fantoches. Décadas depois, fez apontamentos manuscritos e ilustrações para a edição comemorativa do quadragésimo aniversário da publicação do livro. Neles, o escritor consagrado observa as narrativas do jovem principiante com olhar exigente, mas também com humor. Na primeira parte desta reedição da Companhia das Letras estão os fac-símiles das páginas de Fantoches anotadas por Erico. Escritos em forma de pequenas peças de teatro, os contos do jovem estreante já revelavam as qualidades que seriam desenvolvidas na maturidade. Quanto aos defeitos do principiante, o próprio Erico se encarrega de apontá-los e comentá-los. Depois de Fantoches, Erico só praticou o conto esporadicamente - e com maior domínio de suas técnicas. As seis narrativas breves incluídas na segunda parte deste livro revelam o engenho do criador de mundos e contador de histórias.
.
Autor: Verissimo, Erico
Editora: Companhia das Letras

Nenhum comentário: