A Biblioteca da Escola Viva fez novas aquisições para o mês de novembro:
.
.
Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'.
Autor: ORWELL, George
Editora: Companhia das Letras
.
.
Esta coletânea reúne algumas histórias contadas em vários países, da África subsaariana até o sul do continente. Entre elas há desde as mais conhecidas - como fábulas de animais e mitos de origem - até as mais desconhecidas - como as de princesas e príncipes, entre esses o conto que dá título ao livro. 'O príncipe medroso e outros contos africanos' traz ainda um mapa da África e um glossário com o significado dos termos africanos que aparecem destacados no texto. Os contos deste livro, colhidos da tradição oral de diversos países da África, convidam o leitor a descobrir o verdadeiro sentido da lealdade, os segredos das estrelas, a origem da escuridão, entre muitas outras coisas, através das paisagens do continente africano..
Autor: SOLER-PONT, Anna
Editora: Companhia das Letras
.
.
Em 1848, a Europa atravessava uma profunda convulsão social, marcada sobretudo pela eclosão de movimentos operários. Para orientar a ação dos trabalhadores, Karl Marx e Friedrich Engels elaboraram um documento que definia com clareza o comunismo. Surgia assim 'O Manifesto Comunista', que logo se tornou o panfleto mais lido na história..
Autor: BOYLE, David
Editora: Jorge Zahar Editor
.
.
Família Alcântara é um encontro íntimo com uma família extensa, cujas origens remeten-se à bacia do Rio Congo, no continente africano. Através de gerações, seguem preservando sua história, mantida por séculos de tradição oral, práticas e costumes tradicionais oriundos da África.
O filme demonstra como fragmentos de memória podem proporcionar conexões históricas e espirituais, tornando-se uma fonte de resistência cultural e identidade para a população afro-descendente.
.
Direção: Daniel Solá Santiago
Distribuição: Versátil Home Video
Nenhum comentário:
Postar um comentário